Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Falar com o coração: Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais

Em mensagem, presidente internacional da SIGNIS, Helen Osman, reitera apoio aos comunicadores católicos e menciona desafios atuais da Associação

Há 12 meses - por Redação
Falar com o coração: Igreja celebra Dia Mundial das Comunicações Sociais
A Igreja Católica celebra, neste domingo (21/05), Ascensão do Senhor, o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Como acontece desde 1967, o pontífice escreveu uma mensagem para marcar a data. Neste ano, o Papa Francisco faz um aceno aos fiéis e, em especial aos comunicadores a "Falar com o Coração: 'Testemunhando a verdade no amor'".
 
"Foi o coração que nos moveu para ir, ver e escutar, e é o coração que nos move para uma comunicação aberta e acolhedora", diz o Papa, que parece seguir um programa de temas relevantes para os tempos atuais. Em 2022, ele trabalhou a escuta, ação que considerou como "condição para um autêntico diálogo."
 
Nestes 10 anos de pontificado, Francisco mostrou muita habilidade em se fazer entender, e suas mensagens são verdadeiras aulas sobre como dialogar a partir de uma comunicação simples e acolhedora que, embora bem respaldada em teorias, é fruto de experiências cotidianas e pastorais.
 
"Comunicar cordialmente quer dizer que a pessoa que nos lê ou escuta é levada a deduzir a nossa participação nas alegrias e receios, nas esperanças e sofrimentos das mulheres e homens do nosso tempo", explica o pontífice.
 
SIGNIS: compromisso com a comunicação e com os comunicadores
 
A presidente internacional da SIGNIS, Helen Osman escreveu uma nota por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, reiterando "o compromisso de colaborar com os profissionais da comunicação e apoiar comunicadores católicos a transformar nossas culturas à luz do Evangelho, promovendo a dignidade humana, a justiça e a reconciliação".
 
Helen explica que nos últimos anos a questão financeira tem se tornado um desafio para a Associação, e que, ainda assim, existem pessoas de boa-vontade que acreditam na proposta da organização e apoiam o trabalho feito em nome da Igreja.
 
No texto, a presidente também lembra da realização do Congresso Mundial da SIGNIS, em agosto de 2022, como "oportunidades para expandir nossos horizontes e fortalecer nossa amizade".
 
Sobre a Assembleia Geral, Helen Oslon destaca as prioridades aprovadas para os próximos anos, inspiradas no compromisso com o Sínodo Universal: "Desejamos cumprir esta missão focados em 'falar com o coração'", completa Helen. Confira abaixo a mensagem completa.
 
 
 
Uma mensagem da presidente da SIGNIS, Helen Osman
para o Dia Mundial das Comunicações Sociais
 
Queridos amigos:
Neste tempo de Pentecostes, próximo ao Dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado em 21 de maio), e enquanto aguardamos o Sínodo neste outono, quero atualizá-los sobre o trabalho da SIGNIS e reiterar nosso compromisso de colaborar com os profissionais de comunicação e apoiar os comunicadores católicos a transformar nossas culturas à luz do Evangelho, promovendo a dignidade humana, a justiça e a reconciliação.
 
Os últimos anos não foram fáceis para nossa organização, nossa situação financeira continua frágil. Agradecemos tudo o que você faz para incentivar indivíduos e parceiros a apoiar o trabalho que fazemos em nome da Igreja.
 
Apesar desses desafios, a SIGNIS Coreia organizou um Congresso Mundial incrível e profundamente enriquecedor em agosto de 2022. Junto com outros membros da SIGNIS Ásia, eles nos proporcionaram oportunidades para expandir nossos horizontes e fortalecer nossa amizade.
 
Em setembro, foi realizada virtualmente a Assembleia Geral da SIGNIS, onde os delegados aprovaram um mandato para os próximos quatro anos. Essas prioridades são inspiradas por nosso compromisso no Sínodo Universal, especialmente as sessões de escuta conduzidas por mim e outros membros do Conselho.
 
Descrevemos nosso mandato da seguinte forma:
 
Foco na formação para a transformação social.
Foco em iniciativas de comunicação e estruturas de evangelização que:
Priorizem e estimulem a participação e o protagonismo das mulheres nas áreas de direitos humanos, justiça social e cuidado com a Criação.
Preparar os jovens com habilidades críticas para a comunicação e meios interdisciplinares.
Queremos cumprir esta missão focados em “falar com o coração”, como sugere a Mensagem do Santo Padre para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para “desarmar os espíritos promovendo uma linguagem de paz”. Em nosso site você pode encontrar uma seleção do conteúdo do recente SIGNIS World Congress 2022 em Seul, sob o tema "paz no mundo digital".
 
Desejando-lhe a sincera paz de Cristo,
 
Helen Osman
Presidente da SIGNIS

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!