Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

ACN realiza evento em São Paulo para lançamento de relatório sobre liberdade religiosa

Divulgada a cada dois anos desde 1999, publicação avalia registros de incidentes de perseguição religiosa de 196 países

Há 11 meses - por Redação
ACN realiza evento em São Paulo para lançamento de relatório sobre liberdade religiosa
A Fundação Pontifícia ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) está pronta para apresentar a 16ª edição do "Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo" nesta sexta-feira, 23 de junho. O evento oficial de lançamento ocorrerá às 10h, no auditório das Paulinas, localizado na Rua Dona Inácia Uchôa 62, Vila Mariana, em São Paulo, com entrada franca para o público.
 
O relatório, que aborda a situação da liberdade religiosa em 196 países, revela que a maioria da população mundial vive em nações onde essa liberdade é severamente restringida. Com base nas análises da situação legal e constitucional em cada país, o relatório avalia até que ponto a lei é realmente respeitada em relação à liberdade religiosa. Além disso, registra os incidentes de perseguição religiosa e classifica-os em três categorias: observação, discriminação e perseguição.
 
O lançamento do relatório no Brasil contará com a participação de líderes religiosos. Estarão presentes o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, representando a Igreja Católica; Mãe Carmen de Oxum, representando o Candomblé; Pastor Marcos Ebeling, representando a Igreja Luterana; e Sheikh Mohamad Bukai, representando o Islã. Além disso, Dom Luiz Fernando Lisboa dará um testemunho sobre a liberdade religiosa em Moçambique, especificamente na Diocese de Pemba, localizada no norte do país africano.
 
O evento também contará com uma breve apresentação da presidente da ACN Brasil, Ana Manente, sobre o trabalho da organização, bem como a exibição de um vídeo que apresenta as principais conclusões do Relatório de Liberdade Religiosa de 2023.
 
Além do lançamento no Brasil, o relatório será apresentado em outros eventos em diferentes países, incluindo a conferência na Embaixada da Itália junto à Santa Sé, com a presença do ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani, e do presidente da ACN Internacional, Cardeal Mauro Piacenza. A importância do relatório é destacada pelo apoio recebido por figuras proeminentes, como a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que enviará uma mensagem em vídeo para os participantes.
 
A ACN realizará ainda conferências em outros países, como Alemanha, Chile, Coreia do Sul, Espanha, França e Portugal, a fim de disseminar as informações contidas no Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo. Essa publicação, única em sua abrangência, é realizada a cada dois anos desde sua primeira edição em 1999 e não faz distinção entre religiões, buscando analisar a situação da liberdade religiosa em todo o mundo.
 
Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente ao evento, haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da ACN, incluindo o YouTube e o Facebook, para que todos possam ter acesso às informações e conclusões apresentadas no relatório.
 
Sobre a ACN (Ajuda à Igreja que Sofre)
 
A ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) é uma Fundação Pontifícia que auxilia a Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade. Fundada no Natal de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende mais de 5.000 pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 140 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa - incluindo a Bíblia da Criança da ACN com mais de 51 milhões de exemplares impressos em mais de 190 línguas; apoia padres e religiosos em missões e situações críticas; construção e restauração de igrejas e demais instalações eclesiais; programas religiosos de comunicação; e ajuda aos refugiados e vítimas de conflitos. 
 
 
Evento ACN - Ajuda à Igreja que Sofre
Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo
23 de junho | às 10h
Auditório das Paulinas | Rua Dona Inácia Uchôa 62, Vila Mariana, em São Paulo
Transmissões Simultâneas

Comentários

  • Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!