Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jesus e a estrangeira Sírio-Fenícia

Há 1 ano
Jesus e a estrangeira Sírio-Fenícia

Uma mulher corre ao encontro de Jesus. Mais uma, entre tantas. E esta, da mesma forma que outras, também é pagã e estrangeira. Trazia no peito grande aflição: “minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio”. Confiando na fama do Mestre, buscava a cura da menina. Mas, à primeira vista, Jesus sequer a considera. Depois, impelido pela insistência dos discípulos, presta atenção. Sua resposta, entretanto, é rude, quem sabe pedagogicamente dura. “Não é certo tirar o pão dos filhos e entregá-lo aos cachorrinhos” (Mc 7,24-30).

Estudiosos afirmam que, no contexto daquela época e no jogo das rivalidades e discriminações, os sírio-fenícios eram considerados pelos judeus como “cachorros”. O desprezo e a xenofobia, como em tantas situações de hoje, intoxicavam as relações entre vizinhos. A estrangeira vinha “de fora”, o que incomodava os “de dentro”, “os nossos”. A mulher, porém, insiste, não se dá por vencida. Quem sabe o quanto já padecera com a filha enferma! Há quanto tempo carregava essa filha amada, a qual, apesar do amor materno, não deixava de converter-se em um “pesado fardo”! As penas e a necessidade levam a pobre mulher a esgotar todas as estratégias.

Daí a nova súplica da mulher: “Sim, Senhor, é verdade, mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos”. Jesus escuta. Escuta não com os ouvidos, mas com o coração. O tempo de detém. O sofrimento não pode ser ignorado e tanto menos atropelado. A dor de quem grita por socorro merece atenção especial. Tal qual três irmãs gêmeas, dor, fome e solidão não podem esperar. A caravana de Jesus não pode avançar indiferentemente. De acordo com a linguagem da parábola do Bom Samaritano, há alguém “caído” à beira da estrada e, quem sabe, à beira da morte. Há alguém com a vida por um fio. É preciso parar. Compromisso algum se iguala à defesa da vida, particularmente quando frágil e vulnerável.

A escuta e o diálogo se impõem. O clamor e a persistência da mulher, mesmo estrangeira (ou justamente por causa disso) exigem uma atenção redobrada. Coisa espantosa e imprevisível, a visão de Jesus sofre uma modificação. “Tua fé te salvou, o demônio já saiu de tua filha”. O encontro, a abertura e o diálogo sempre transformam. E mudam profundamente o destino de inúmeras trajetórias de vida. Com maior razão, ainda, quando o intercâmbio ocorre diante do “outro, estrangeiro, diferente”. No coração de toda pessoa humana e no coração de cada cultura existem sementes do Verbo Encarnado, recorda-nos o Ensino Social da Igreja. Se se abre espaço para o confronto positivo, valores e contravalores podem dialogar entre si. 

Trata-se da pedagogia do “poço”, se assim podemos classificar, a qual, de forma mais detalhada transparece no encontro de Jesus com a samaritana, outra estrangeira (Jo 4, 1-42). Pedagogia que, de resto, será utilizada com frequência por Jesus. Provocar encontros enquanto “percorria todas as cidades e aldeias (...) e sentia compaixão das multidões cansadas e abatidas, ” (Mt 9, 35-38). Abrir-se à situação sofredora do outro, ainda que se trate de encontros proibidos, como o eram em ambos os casos: mulheres e estrangeiras. Nesse poço aberto, água e sede se revelam, se mesclam, se fundem e se saciam de forma recíproca. Revela-se a ambiguidade da condição humana: mistura de água e sede. Ninguém é só água nem só sede, ninguém é água ou sede o tempo inteiro. Por isso, somente à beira do poço, valores e contravalores se encontram, o joio e o trigo se desmascaram, e as pessoas podem se ajudar mutuamente.

Na pedagogia do poço, as partes envolvidas em encontro acabam sendo enriquecidas. O diálogo, quando sincero e transparente, depura e purifica a formação da identidade e da cultura, uma vez que uma e outra, em lugar de estáticas e acabadas, constituem um processo vivo e dinâmico, em constante movimento e maturação. Na complexidade das relações humanas, de um ponto de vista espiritual e teológico, Deus irrompe nas dúvidas, lacunas e incertezas para mudar os rumos da história. O Espírito sacode a mesmice para abrir veredas novas, alargar novos horizontes.

Sobre o autor

Pe. Alfredo J. Gonçalves

Missionário scalabriniano, atua no serviço dos migrantes e refugiados, no momento exercendo a função de vice-presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), ligado à CNBB.