Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Adriano (9 de janeiro)

Há 13 dias
Santo Adriano (9 de janeiro)

Pincei, dentre os diversos santos que a Igreja cultua hoje, o nome de Santo Adriano.
Nasceu na África, tornou-se monge e abade na Itália, esteve algum tempo na França e, finalmente, desempenhou preciosa atividade cultural e pastoral na Inglaterra, onde veio a falecer em 9 de janeiro de 710.
O norte da África contava até então com uma igreja florescente. Com a ofensiva dos muçulmanos, Adriano e inúmeros outros cristãos foram para a Itália. Não se sabe exatamente se ele já era ou tornou-se nesta ocasião monge beneditino; é certo que, graças ao seu saber e virtudes, foi eleito abade de Nerida, perto de Nápoles.
O papa Vitaliano, conhecendo o zelo e a vasta cultura do abade Adriano, quis nomeá-lo bispo de Cantuária, na Inglaterra. Adriano, em sua humildade, sugeriu ao Papa para que nomeasse em seu lugar Teodoro de Tarso, seu colega de vida monástica, dispondo-se a acompanhá-lo à Inglaterra e auxiliá-lo no pastoreio da diocese e assim foi feito.
As viagens na época eram difíceis e cheias de percalços e ao passarem pela França foram interceptados. Teodoro, exibindo sua nomeação de bispo de Cantuária foi liberado e Adriano ficou detido. Mas graças ao seu santo comportamento, dissipou qualquer dúvida sobre seus propósitos podendo seguir a Cantuária onde se encontrou com Teodoro e lá fundou o mosteiro de São Pedro e São Paulo que se tornou um grande centro de espiritualidade e estudos superiores. Ao falecer, em 710, graças a ele, Cantuária tinha se tornado um farol de cultura e espiritualidade para toda a nação inglesa.
Santo Adriano, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.