Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Luciano de Antioquia (10 de janeiro)

Há 12 dias
Santo Luciano de Antioquia (10 de janeiro)

São Luciano de Antioquia nasceu na pequena cidade Síria de Samósata e morreu mártir no ano 312, durante a mais intensa perseguição de Diocleciano.
Quando jovem estudou disciplinas sagradas com o austero mestre Macário. Foi depois para a Antioquia onde fez parte do clero como sacerdote. Lá, graças à sua cultura, abriu uma escola de catequese e exegese bíblica que servisse de catecumenato para os pagãos e de formação bíblica para os cristãos. Foram muitos os seus discípulos que se tornaram famosos como bispos e escritores eclesiásticos.
Dedicou toda a sua vida ao magistério sacro. Tomou posição contrária a seu bispo, também originário de Samósata, Paulo, que considerava Cristo inferior ao Pai e não de sua mesma substância e que depois, no Sínodo de 269 foi destituído de suas funções, enquanto Luciano manteve sua comunhão e unidade com a Igreja.
No início do século 4, com o edito de Diocleciano, Luciano foi preso, ficando algemado por nove anos por sua fidelidade a Cristo. Para confortar os irmãos na fé que aguardavam com ele o suplício, deitado ao chão, efetuava o rito eucarístico, servindo-se do próprio peito como altar.
Em 312 foi novamente processado e depois de torturado foi morto a espada. O grande mestre na fé proclamava-a definitivamente com o seu sangue e posteriormente São João Crisóstomo teceu dele eloqüente elogio.
São Luciano, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.