Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São João Nepomuceno Neumann (5 de janeiro)

Há 17 dias
São João Nepomuceno Neumann (5 de janeiro)

São João Nepomuceno Neumann, natural de Boêmia, na atual República Checa, nasceu no ano de 1811 e foi o segundo santo elevado às honras dos altares na América do Norte. Ao ser despertado para o chamado à vida sacerdotal, fez toda a sua formação e lançou-se a um projeto audacioso. Sozinho, sem dinheiro, sem carta de recomendação e sem planos bem definidos, partiu para os Estados Unidos e em Nova Iorque, foi acolhido pelo Bispo Dom João Dubois. Ali, foi ordenado. Como padre, buscou ser fiel à vontade do Senhor. São João pertenceu a congregação dos padres redentoristas e, ao exercer vários cargos, sempre foi marcado pelo serviço de humildade, de ser servo de Deus e servir ao Senhor por amor aos irmãos.
O Espírito Santo pôde contar com ele também para o episcopado, ser um dos sucessores dos apóstolos. Como bispo, participou da fundação de cerca de oitenta igrejas e cerca de cem colégios; até a própria Sé, na Filadélfia, foi construída por meio do seu serviço. Foi sagrado bispo em 1852 pelo Papa Pio IX e seu episcopado durou somente 7 anos e oito meses, pois tanto zelo e dedicação pastoral debilitaram seu físico e foi vitima de um enfarte em 5 de janeiro de 1860.
São João Nepomuceno Neumann, modelo de pastor e defensor da liberdade que salva e liberta. Uma imagem, um reflexo do Bom Pastor.
São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.