Santa Serafina (13 de março)

Nasceu em São Geminiano, pequena cidade da Toscana, Itália em 1238. Foi uma menina modesta, pura, piedosa, de grande mortificação, bondosa e caridosa com todos, mas, sobretudo, de paciência heróica na dolorosa enfermidade que a prostrou na cama e a fez sofrer por muitos anos.
Aos 10 anos, Serafina ou Fina, como era chamada por todos, adoeceu gravemente; seu corpo cobriu-se de chagas incuráveis e dolorosas. Sentindo-se incapaz de qualquer movimento, no desejo de sofrer com Cristo, quis ser colocada sobre dura tábua, num pobre quartinho e ali ficou imóvel, como que pregada numa cruz de dores por 5 anos.
Seus lábios, seu coração, seus pensamentos perfeitamente normais, em um corpo desfeito pelas chagas, testemunhavam paciência, amor e conformidade à vontade de Deus que a todos edificavam.
Motivo de maior sofrimento foi também a morte da mãe. Serafina ficou entregue aos cuidados de uma pobre mulher. Contudo, sentia-se feliz por sofrer com Cristo, e completar em si, como diz o Apóstolo Paulo, o que falta à paixão de Cristo pela santificação da Igreja e pela conversão dos pecadores.
Aos 15 anos, no dia 12 de março de 1253 veio a falecer. Seu corpo foi sepultado na Igreja matriz de São Geminiano, com o qual partilhou a honra de ser a padroeira principal da cidade. Logo após sua morte, diante de tantos milagres que surgiram, logo foi iniciado o processo de sua canonização e em breve Santa Fina, como era chamada, teve seu nome incluído no catálogo dos santos.
Santa Serafina, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 2 anos -
2
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 2 anos -
3
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 2 anos -
4
Notícia
Chama da Palavra – Curso para Jovens Comunicadores
Há 1 ano -
5
Notícia
VEM 2024: festival de música católica da Evangelizar abre inscrições
Há 1 ano -
6
Notícia
Catequistas Brasil 2024 acontece em Aparecida (SP) de 2 a 4 de fevereiro
A 5ª edição reunirá 2500 catequistas, além de nomes referenciais da catequese, editoras parceiras, feira de catequese e atrações musicais. A novidade deste ano será a 1ª edição do Prêmio Frei Bernardo Cansi.
Há 1 ano