São Luís Maria Grignon de Montfort (26 de abril)

Luís nasceu em Montfort, França, em 1673. No batismo, recebeu o nome de Luís e na crisma acrescentou o nome de Maria. Seus pais tiveram 17 filhos, dos quais quatro se consagraram a Deus na vida sacerdotal ou religiosa. Criança ainda foi estudar no colégio Jesuíta de Rennes. Fez Teologia em Paris e foi ordenado aos 27 anos de idade.
Dedicou-se de imediato como pregador em missões populares por toda a França. Sua palavra ardente e convincente era sempre acompanhada pelo exemplo de um verdadeiro zelo pelas coisas de Deus Todavia sua espiritualidade era caluniada e perseguida, sobretudo pelos jansenistas e diante da tristeza e abandono que sentia, tinha por protetora e auxiliadora Maria Santíssima.
Tinha o santo missionário uma singular devoção a Nossa Senhora, afirmando sempre, como São Bernardo, que todas as graças nos provêm por meio da mediação de Maria Santíssima e com isso é tido como um dos maiores apóstolos da devoção a Nossa Senhora. Conquistou e conquista inúmeros fiéis, inclusive São João Paulo II, que adotou o Lema: ”Totus tuus, Marie”, isto é, “sou todo teu Ó Maria”.
Instituiu uma Companhia de Sacerdotes totalmente dedicada às missões e sob a proteção de Nossa Senhora. Esta congregação se propagou por todo o mundo, inclusive Brasil e conta atualmente com milhares de membros.
Faleceu em 24 de abril de 1719, com 47 anos de idade.
São Luís Maria Grignon de Montfort, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 9 meses -
2
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 7 meses -
3
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 mes -
4
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 6 meses -
5
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 10 meses -
6
Reportagem
O racismo ainda persegue e mata a população negra
Conheça o papel da Pastoral Afro-Brasileira no país em que os negros representaram 77% das vítimas de homicídios
Há 9 meses