São Pio V e São José Benedito Cottolengo (30 de abril)

São Pio V nasceu no ano 1504 e foi batizado com o nome de Miguel Ghisleri. Aos 14 anos, entrou na Ordem dos Dominicanos onde exerceu diversos cargos; foi inquisidor do Santo Ofício em Coma e Bérgamo e depois eleito bispo em Sutri e Nepi perto de Roma.
Sucedeu o Papa Pio IV num momento difícil quando a Igreja vivia os dias de Contra-Reforma, logo após o Concílio de Trento, dedicando-se à causa da reforma dos costumes e da disciplina eclesiástica. Fez a reforma do Missal e do Breviário que ficaram em uso até 1968.
Fato igualmente importante de seu pontificado foi a vitória dos cristãos sobre os turcos, império muçulmano, de força muito superior, que tinha por objetivo exterminar a religião cristã da face da terra. Ordenou a toda a cristandade que se fizessem preces públicas e procissões penitenciais e em 07 de outubro de 1570, enquanto rezava o terço com diversas pessoas, durante a famosa Batalha de Lepanto, teve uma visão da vitória, convidando imediatamente a todos a darem graças a Deus.
Para recordação deste feito instituiu a festa do Santo Rosário, incluindo na ladainha a Nossa Senhora a invocação: “Auxilio dos cristãos rogai por nós”.
Faleceu em 1º de maio de 1572.
Hoje, lembramos também São José Benedito Cottolengo que nasceu em Bra, na Itália, onde desde pequeno demonstrou-se inclinado à caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação, tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.
Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu em seus braços; espantado, retirou-se em oração e nisso Deus fez desabrochar no seu coração a necessidade da criação de uma casa de abrigo que, mesmo em meio às dificuldades, foi seguida por outras. Esse grande homem de Deus acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.
Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se “Pequena Casa da Divina Providência”. Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir aos necessitados, pois já dizia ele: “Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!”.
Entrou no Céu com 56 anos.
São Pio V e São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 2 anos -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 2 anos -
4
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 2 anos -
5
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
6
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos