Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Ricardo Bachedine (3 de abril)

Há 3 anos
São Ricardo Bachedine (3 de abril)

Ricardo nasceu por volta do ano 1197 em uma família pobre de camponeses e ainda criança perdeu os pais. Lutou muito para estudar, embora sua inteligência lhe facilitasse êxitos. Com muito sacrifício progrediu nos estudos, inclusive nas Universidades de Oxford, Paris e Bolonha. Foi professor em Oxford e depois eleito reitor.
A vida cristã inglesa na época caracterizava-se pela ignorância e superstição do povo, pela ambição dos nobres, pelo regalismo do trono e pelo luxo e decadência por parte da hierarquia eclesiástica. Nesse contexto histórico, Ricardo foi exemplo de pobreza, austeridade e energia para promover uma reforma. Como reitor na Universidade favoreceu o ingresso de frades franciscanos e dominicanos que traziam espiritualidade nova, rigor na disciplina, cultura mais ortodoxa. Quando seu bispo de Cantuária, Eduardo Rich, foi perseguido pelo despótico rei Henrique III e teve que exilar-se na França, Ricardo o acompanhou fielmente até a morte. Nessa ocasião, pela insistência do bispo, Ricardo aceitou ser ordenado sacerdote, já com 46 anos de idade e um ano depois o Arcebispo de Cantuária nomeou-o bispo de Chichester.
Essa nomeação teve enérgica oposição do rei que se intrometia nas coisas da Igreja e, por vingança, se apossou dos bens daquela diocese e proibiu o povo de aceitar Ricardo como bispo. Esse recorreu ao papa Inocêncio IV que passava pela França, o qual não só aprovou a nomeação mas ele próprio o sagrou bispo.
Por dois anos, Ricardo, clandestinamente, coordenou os trabalhos pastorais da diocese e, disfarçado de mendigo visitou as choças de pescadores e as habitações mais pobres, até que o rei, sob ameaça de excomunhão do papa, deu-lhe relativa liberdade de ação.
Homem de profunda cultura, de piedade intensa, levava vida pobre e austera. Realizou trabalho pastoral admirável e decisivo para a reforma dos costumes e disciplina eclesiástica. Defendeu a liberdade e direitos da Igreja ante o regalismo e nepotismo reinantes. Promulgou decretos relativos ao culto divino, administração dos sacramentos e reforma da vida monástica. Era austero consigo mesmo, bondoso com os outros e generoso com os mais pobres.
Faleceu em 03/04/1253, aos 56 anos de idade e nove de episcopado, cheio de lutas mas fecundos.
São Ricardo Bachedine, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.