Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio (12 de maio)

Nereu e Aquiles eram soldados romanos no tempo do imperador Domiciano. Convertidos ao cristianismo, deixaram a carreira militar e se colocaram a serviço da fé. Foram viver na casa de Flávia Domitila (que veneramos no dia 07/05) e como ela, foram martirizados no fim do século I. Foram enterrados nas catacumbas de Domitila, em Roma, onde foi construída em louvor a eles uma das mais antigas igrejas.
Pancrácio, filho de pais cristãos, nobres e ricos, de quem herdou a fé. Ficou órfão ainda criança e foi acolhido pelo tio Dionísio, também cristão. Era época do imperador Diocleciano, o mais cruel perseguidor dos cristãos e identificados como tal foram condenados. Primeiro Dionísio e depois Pancrácio que, na época, tinha 15 anos e foi julgado pelo próprio imperador, que tentou persuadi-lo, de todas as formas a renegar a fé, mas sem êxito mandou cortar-lhe a cabeça. No local do seu sepultamento, na via Aurélia, foi construída uma basílica que se pode admirar ainda hoje. Existem também muitas igrejas na Itália, França, Espanha e Inglaterra dedicadas ao Santo Mártir Pancrácio: jovem na idade, mas maduro e adulto na fé e na coragem cristã.
Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 9 meses -
2
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 7 meses -
3
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 mes -
4
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 6 meses -
5
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 10 meses -
6
Reportagem
O racismo ainda persegue e mata a população negra
Conheça o papel da Pastoral Afro-Brasileira no país em que os negros representaram 77% das vítimas de homicídios
Há 9 meses