Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio (12 de maio)

Há 7 dias
Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio (12 de maio)

Nereu e Aquiles eram soldados romanos no tempo do imperador Domiciano. Convertidos ao cristianismo, deixaram a carreira militar e se colocaram a serviço da fé. Foram viver na casa de Flávia Domitila (que veneramos no dia 07/05) e como ela, foram martirizados no fim do século I. Foram enterrados nas catacumbas de Domitila, em Roma, onde foi construída em louvor a eles uma das mais antigas igrejas.
Pancrácio, filho de pais cristãos, nobres e ricos, de quem herdou a fé. Ficou órfão ainda criança e foi acolhido pelo tio Dionísio, também cristão. Era época do imperador Diocleciano, o mais cruel perseguidor dos cristãos e identificados como tal foram condenados. Primeiro Dionísio e depois Pancrácio que, na época, tinha 15 anos e foi julgado pelo próprio imperador, que tentou persuadi-lo, de todas as formas a renegar a fé, mas sem êxito mandou cortar-lhe a cabeça. No local do seu sepultamento, na via Aurélia, foi construída uma basílica que se pode admirar ainda hoje. Existem também muitas igrejas na Itália, França, Espanha e Inglaterra dedicadas ao Santo Mártir Pancrácio: jovem na idade, mas maduro e adulto na fé e na coragem cristã.
Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.