Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Filipe e São Tiago "Menor" (3 de maio)

Há 16 dias
São Filipe e São Tiago "Menor" (3 de maio)

São Filipe, assim como os irmãos André e Pedro, era natural de Betsaida, na Galileia. É citado algumas vezes nos Evangelhos, como quando anuncia a Natanael que havia encontrado o Messias e o encaminha até Jesus (Jo 1,44-46), também quando da multiplicação dos pães (Jo 6,5-7) e ainda quando encaminhou a Jesus uns gregos que queriam conhecê-Lo (jo 12, 21-23). Sua última intervenção deu-se na última Ceia, quando disse a Jesus: ”Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta”, ao que Jesus respondeu: “Faz tanto tempo que estou no meio de vocês e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Você não acredita que eu estou no Pai e o Pai em mim?” (Jo 14,8-10). Nenhuma informação há sobre ele após a Ressurreição. Acredita-se que tenha sido martirizado na Ásia Menor.
São Tiago Menor, (para diferenciarmos de S. Tiago, irmão de João), primo-irmão de Jesus (Mc 6,3), é citado na carta de S Paulo aos Gálatas e sua ação descrita nos Atos dos Apóstolos, tendo tido, inclusive, participação decisiva no Concílio de Jerusalém. Escreveu uma das epístolas, repleta de convincentes ensinamentos, dos quais destaco a advertência: “Se alguém pensa que é religioso e não sabe controlar a língua, está enganando a si mesmo, e sua religião não vale nada. Religião pura e sem mancha diante de Deus, nosso Pai, é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo (Tg 1,26-27). Era oficialmente considerado bispo de Jerusalém, onde morreu apedrejado por volta do ano 62.
Santos Filipe e Tiago, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.