Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Floriano (4 de maio)

Há 15 dias
São Floriano (4 de maio)

Floriano foi legionário do Império Romano na região do Danúbio, na Áustria, na época de Diocleciano (284 a 305). Ele, com seus companheiros, foram martirizados por ordem do imperador, por serem cristãos.
Diocleciano era fanático inimigo do cristianismo e promoveu a mais longa e dura perseguição contra os cristãos. Fez um decreto que proibia, terminantemente, todo culto cristão e exigia a entrega ao fogo de todos os livros sagrados, a começar pela Bíblia Sagrada. Tendo iniciado sua perseguição no próprio exército, muitos soldados se recusaram a sacrificar aos ídolos e foram sacrificados.
Vítima dessa perseguição, também Floriano viveu a incompatível situação de ser cristão e militar do Império Romano naquele momento. Colocou os 40 soldados cristãos de seu batalhão diante da opção: “Cristo ou Diocleciano” e todos decidiram por Cristo.
No julgamento, disse Floriano: “Desde quando dirigem-se as lanças de combate contra os próprios soldados? Não fomos nós combatentes em muitas batalhas? Não colocamos nós em risco nossas vidas em defesa do império? E agora devemos ser mortos por nossos colegas de lutas, só porque nos dizemos cristãos?” E o julgador respondeu-lhe: “Ordem é ordem”, e foram todos lançados ao Rio Danúbio com pedras amarradas ao pescoço.
São Floriano, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.