Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Máximo (9 de maio)

Há 10 dias
São Máximo (9 de maio)

Durante o Império Romano, o nome Máximo era muito comum por dar a impressão de superioridade. No Martirólogo Romano, temos 33 santos com esse nome. O mais antigo, exatamente o que se comemora em 9 de maio, é o do bispo de Jerusalém. No ano 300, época de grandes perseguições, ele pertencia ao clero de Jerusalém. Foi preso e condenado a trabalhos forçados nas minas. Foi também torturado para que abjurasse a Cristo; arrancaram-lhe o olho direito e mutilaram seu pé esquerdo, mas ficou firme.
Terminada a perseguição, voltou à igreja de Jerusalém onde em 335 foi aclamado bispo e sofreu muitas pressões e vexações dos arianos, que com o apoio do imperador perseguiam os contrários, apesar do concílio de Nicéia, em 315, ter-lhes tirado toda a razão
Faleceu no ano 350 e teve de imediato a veneração junto aos fiéis.
São Máximo, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.