Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Simão Stock (16 de maio)

Há 2 anos
São Simão Stock (16 de maio)

Faleceu neste dia, em 1256, São Simão Stock, gloria da Ordem do Carmelo e da Igreja Católica da Inglaterra, sua pátria.
Nasceu no condado de Kent e ainda na adolescência (12 anos), após os primeiros estudos, deixou a família em busca de solidão e retiro. Embrenhou-se numa floresta perto de Oxford e fez por moradia o oco de uma grande árvore, razão de ser chamado Stock (tronco). Vivia uma vida eremítica de penitência e orações. Às vezes, ia para o povoado visitar doentes e evangelizar e depois retornava para o seu retiro
Neste tempo, apareceram na região uns monges carmelitas vindos da Palestina, com a intenção de construir um mosteiro. Simão sentiu-se inspirado e ingressou na Ordem. Mais tarde, foi para a Terra Santa para conhecer os carmelos do Oriente e participar do Capítulo Geral da Ordem.
A Palestina era dominada pelos muçulmanos que, irritados pelos constantes ataques dos cruzados, hostilizavam os cristãos e diversos monges carmelitas foram mortos por eles.
Liderados por São Simão, que conhecia a imensa possibilidade de expansão nas igrejas do ocidente, no Capítulo Geral decidiu-se a emigração dos frades para a Europa. Simão foi eleito superior geral e, poucas décadas depois, a ordem contava com milhares de membros.
São Simão Stock, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas