Santa Alice (10 de junho)

Nascida perto de Bruxelas, no início do século 13. Mostrou-se desde pequena dotada de inteligência e espírito precoces. Aos 7 anos de idade, foi acolhida na abadia beneditina feminina de Cambre, na Bélgica, onde maravilhou as religiosas por sua memória excepcional e por sua ardente piedade. Aos 9 anos, o vento do milagre começou a soprar em torno dela.
Infelizmente, a jovem contraiu também precocemente a inexorável lepra. Se estivesse ainda no mundo, teria sido segregada e evitada com uma crueldade justificada apenas pelo medo da terrível doença. Estando já segregada num mosteiro, Alice foi rigorosamente isolada do resto da comunidade, enclausurada para sempre num sótão.
Esse foi o purgatório terreno da monja leprosa, cujas dores foram consoladas por companhias celestes e aliviadas por sua profunda devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que ela amou ternamente, muito antes que a devoção mesma fosse aprovada e adotada pela Igreja.
Os seus membros se escamavam sob a ação da lepra. Perdeu a vista; mas de seus olhos ela fez uma oferta a Deus pelo bem dos outros. Em 1249, já reduzida a condições extremas, foi-lhe dada a unção dos enfermos. Mas ela agonizou por um ano inteiro, completando assim, à custa de penas indizíveis, o seu purgatório na terra. Morreu a 11 de junho de 1250.
Santa Alice, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 11 meses -
2
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 8 meses -
3
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 3 meses -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 3 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 8 meses -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 11 meses