Santo Adalberto (20 de junho)

Nasceu em 920 na região entre a França e a Alemanha. Bem jovem ingressou na Ordem Beneditina que, além de uma severa disciplina espiritual, preparava missionários para as tarefas pastorais da época. Nesses mosteiros, foi escolhida a maioria dos bispos da Idade Média.
A pedido da princesa Olga, da Rússia, recém convertida ao Cristianismo, foi organizada uma expedição de missionários para evangelizar o seu povo e Adalberto a liderava. No prazo de 2 anos, teve seus missionários mortos pelos pagãos e ele salvou-se por milagre e retornou decepcionado para sua terra.
Retornou posteriormente com tática diferente. Estabeleceu-se em Magdeburgo no extremo leste do Império Alemão, onde depois foi sagrado bispo, e de lá estendeu sua pregação em terras eslavas e russas.
Como “Um é quem semeia e outro que recolhe”, ele não viu sua obra concluída, mas a semente da fé foi plantada no leste europeu. Depois de treze anos de duras fadigas, faleceu no dia 20 de junho de 981 durante uma visita pastoral.
Santo Adalberto, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 11 meses -
2
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 8 meses -
3
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 3 meses -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 3 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 8 meses -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 11 meses