Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Adalberto (20 de junho)

Há 16 dias
Santo Adalberto (20 de junho)

Nasceu em 920 na região entre a França e a Alemanha. Bem jovem ingressou na Ordem Beneditina que, além de uma severa disciplina espiritual, preparava missionários para as tarefas pastorais da época. Nesses mosteiros, foi escolhida a maioria dos bispos da Idade Média.
A pedido da princesa Olga, da Rússia, recém convertida ao Cristianismo, foi organizada uma expedição de missionários para evangelizar o seu povo e Adalberto a liderava. No prazo de 2 anos, teve seus missionários mortos pelos pagãos e ele salvou-se por milagre e retornou decepcionado para sua terra.
Retornou posteriormente com tática diferente. Estabeleceu-se em Magdeburgo no extremo leste do Império Alemão, onde depois foi sagrado bispo, e de lá estendeu sua pregação em terras eslavas e russas.
Como “Um é quem semeia e outro que recolhe”, ele não viu sua obra concluída, mas a semente da fé foi plantada no leste europeu. Depois de treze anos de duras fadigas, faleceu no dia 20 de junho de 981 durante uma visita pastoral.
Santo Adalberto, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas