Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Efrém (8 de junho)

Há 28 dias
Santo Efrém (8 de junho)

Nasceu em Nísibe, cerca de 306, foi batizado aos 18 anos e logo decidiu ser ajudante de seu bispo que o ordenara diácono. Dedicou-se ao estudo da Sagrada Escritura. Tinha um singular dom poético e suas obras teológicas eram escritas em versos para facilitar a memorização dos analfabetos.
De todos os santos dos primeiros séculos é o que melhor afirma a presença real de Cristo na Hóstia Sagrada. Escreveu: “Teu corpo que comi e teu sangue que bebi ressuscitarão meus pobres membros das trevas da tumba; teu corpo, Senhor, misturou-se com meu corpo, e teu sangue com o meu, por isso as chamas do inferno se afastarão de mim e não me queimarão”.
No ano 363, o exército persa invadiu sua cidade destruindo tudo que lembrasse o cristianismo e ele teve que se transferir para Edessa, em território romano onde permaneceu até sua morte no ano 373, com 70 anos de idade e sempre diácono.
Santo Efrém é o maior expoente da literatura cristã síria e o Papa Bento XV declarou-o Doutor da Igreja. Seu culto é muito cultivado, principalmente no oriente.
Santo Efrém, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas