Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Irineu (28 de junho)

Há 2 anos
Santo Irineu (28 de junho)

Celebramos a memória do grande bispo e mártir, Santo Irineu que, pelos seus escritos, tornou-se o mais importante dos escritores cristãos do século 2. Foi ele, inclusive, quem definiu o Cânon dos Livros Sagrados do Novo Testamento.
Nascido na Ásia Menor, foi discípulo de São Policarpo, que havia sido ordenado bispo pelo Apóstolo São João, o Evangelista. Desde jovem guardou em seu coração tudo o que seu mestre contava a respeito de São João e Jesus Cristo. Ao ser ordenado padre por São Policarpo, Irineu foi para a região de Lião, na França, e assumiu várias funções de serviço à Igreja de Cristo.
No ano 175 foi designado por seu bispo Potino para ir a Roma interceder junto ao Papa Eleutério em favor dos cristãos de origem oriental, que celebravam a Páscoa na mesma data dos judeus, pois tal diferença não feria a unidade da fé e foi atendido pelo Papa.
Enquanto Irineu viajou a Roma, houve cruel perseguição aos cristãos na região da Gália e entre as numerosas vítimas estava o bispo Potino. Ele foi então sagrado bispo e dirigiu a diocese por 25 anos. Foi um apologista vigilante na defesa da fé contra as heresias que se espalhavam, principalmente a gnóstica, colocando em evidência o ensinamento dos apóstolos e seus sucessores. Elaborou a lista dos sucessores de Pedro até o seu tempo e muito do que temos de história da igreja no século II devemos a ele.
Este grande bispo morreu mártir a espada na perseguição do imperador Severo no ano 202.
Santo Irineu de Lião, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.