Santos Paulino de Nola, Tomás More e João Fischer (22 de junho)

Neste dia com tantos e notáveis santos, três se distinguem para nossa veneração:
Paulino de Nola (335/431): dedicou-se à carreira política; foi cônsul, prefeito de Roma e governador da região de Nápoles. Casou-se e teve um filho. Renunciou à carreira e aos bens em 393 para se dedicar à vida monástica. Sagrado bispo de Nola, lá permaneceu até sua morte aos 77 anos de idade.
Fischer e More são os dois mártires mais conhecidos da Reforma na Inglaterra. A morte deles está relacionada com a tentativa do Rei Henrique VIII, em 1530, de desfazer seu casamento com a rainha Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena. Rompeu com a Igreja de Roma e o subserviente Parlamento Inglês publicou Ato de Supremacia que proclamava o rei e seus sucessores como chefes temporais da Igreja na Inglaterra e isso persiste até hoje.
Fischer, nascido em 1469, era arcebispo de Roschester e a maior figura da Igreja inglesa do seu tempo e por denunciar o divórcio do rei e recusar-se a assinar, como o rei exigia, o Ato de Supremacia do rei sobre a Igreja, foi preso por 5 anos. Na prisão, foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo III, sendo finalmente condenado à morte, o que aconteceu no doa 22 de junho de 1535.
Quinze dias depois foi também decapitado Tomás More e sua cabeça foi igualmente exposta na ponta de uma lança na ponte de Londres.
More, como chanceler, ocupava o segundo lugar no reino. Culto e escritor famoso, era casado, pai de um filho e três filhas. Colocado diante do dilema de trair sua consciência votando a favor do Ato de Supremacia, ou perder os bens e a vida, não duvidou: foi fiel à sua consciência. Demitiu-se do cargo, denunciou a irregularidade do divórcio, foi condenado e martirizado, passando para a história como “O homem que não vendeu sua alma”.
Santos Paulino de Nola, João Fischer e Tomás More. roguem por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 11 meses -
2
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 8 meses -
3
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 3 meses -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 3 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 8 meses -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 11 meses