Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Barnabé (11 de junho)

Há 25 dias
São Barnabé (11 de junho)

O santo de hoje pertenceu a ‘era apostólica’, chamado também de Barnabé apóstolo, embora não tenha pertencido ao grupo dos Doze Apóstolos. Nós encontramos o seu testemunho enraizado nas Sagradas Escrituras, nos Atos dos Apóstolos 4,32ss. “Assim José, chamado Barnabé, vendeu um terreno que possuía e entregou o dinheiro aos apóstolos”.
Barnabé evangelizou comunitariamente, e o Espírito Santo contou com ele para que outro apóstolo exercesse o ministério: São Paulo. “Então Barnabé o tomou consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto no caminho, o Senhor, que falara com ele, e como, na cidade de Damasco, ele havia pregado, corajosamente, no nome de Jesus. Daí em diante, Saulo permanecia com eles em Jerusalém e pregava, corajosamente, no nome do Senhor.” (Atos 9,27-28)
Mais tarde, os apóstolos enviaram Barnabé para fundar a Igreja de Antioquia. Este se dirigiu a Tarso em busca de Paulo e levou-o consigo para Antioquia. Passaram um ano nesta Igreja e instruíram grande número de pessoas e foi lá em Antioquia que pela primeira vez os discípulos receberam o nome de cristãos.
Certo dia, enquanto a comunidade de Antioquia estava em oração, manifestou-se o Espírito Santo, pedindo: “Separai-me Barnabé e Saulo para a obra que Eu os destinei. Então, depois de terem orado e jejuado, impuseram-lhes as mãos e despediram-nos. Enviados pois pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo navegaram para Chipre anunciando a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus (At 13,2-4).
Estas palavras marcam o início das viagens apostólica descritas nos Atos dos Apóstolos. Quando retornaram da primeira delas, compareceram a uma reunião dos apóstolos em Jerusalém e, após isso, eles se separaram e Barnabé fica em Chipre, sua terra natal, onde a tradição diz que morreu mártir por apedrejamento no ano 70.
São Barnabé, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas