São Luiz Gonzaga (21 de junho)

Veneramos hoje o santo que se tornou o símbolo da pureza e foi declarado o “Patrono da Juventude”. São Luís Gonzaga nasceu no ano de 1568 na corte de Castiglione. Eram anos que sucediam o Concílio de Trento e o nepotismo ainda reinava na Igreja. A família materna era católica influente. O irmão de sua mãe era o Papa Pio IV e seu primo São Carlos Borromeu era cardeal em Milão. Seu pai o motivava a ser príncipe. Encaminhou-o para formação na corte dos Médici, em Florença e junto ao duque de Mântua e à Espanha onde conviveu com o filho do Imperador Felipe II.
Todavia, desde cedo, seu coração não se deixava levar pelas honras do mundo. Aos 10 anos, consagrou-se a Nossa Senhora. Aos 12, ofereceu a Ela sua virgindade em Santa Maria in Fiori. Aos 15 anos, estando ainda na luxuosa corte de Madri, resolveu abdicar ao trono do seu pai e contra a vontade dele quis ingressar na Companhia de Jesus. Depois de 4 anos de pressões e repressões do pai, já aos 19 anos, dirigiu-se a Roma e ingressou no noviciado dos jesuítas.
Em 1591, ele ainda estudava teologia quando a peste invadiu Roma e, sem reservas, dedicou-se aos empestados até ele mesmo contrair a enfermidade. Tinha então 23 anos.
A profundidade de sua vida interior, seu alto conceito de castidade e sua dedicação aos pobres e doentes até a morte fizeram dele um dos modelos perfeitos de juventude. Foi beatificado em 1605, 14 anos após sua morte, estando ainda viva e presente sua mãe. Seu culto é um dos mais difundidos e populares em todo o mundo.
São Luís Gonzaga, rogai por nós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 11 meses -
2
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 8 meses -
3
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 3 meses -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 3 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 8 meses -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 11 meses