Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santa Isabel (4 de julho)

Há 2 anos
Santa Isabel (4 de julho)

Filha de D. Pedro III, rei de Aragão, nasceu em 1270, na Espanha. Como era costume da época, foi entregue em casamento ao rei Diniz, rei de Portugal, com apenas 12 anos de idade. Nessa fase, e já dava testemunho de uma esposa cristã, uma mulher de oração e centrada na Eucaristia, tendo ajudado a propagar a grande devoção à Nossa Senhora da Conceição. Aos 20 anos, teve seu filho Afonso IV, que viveu muitos conflitos com o pai.

Sua vida foi toda de trabalho, orações e penitências, com especial atenção aos pobres e doentes. Era chamada de Rainha Santa. Dom Diniz, que tanto a fez sofrer, ficou doente em 1324 e faleceu no ano seguinte. Então, Isabel deixou a sua condição de viver no palácio como rainha e recebeu o hábito como franciscana (clarissa), mas sem votos comunitários.
Em 1336 saiu de Coimbra, devido a um novo conflito familiar entre o filho Afonso e o neto, rei de Castela, morrendo no caminho aos 66 anos de idade. Foi enterrada em Coimbra, como era seu desejo em uma Igreja hoje dedicada a ela.
Com muito acerto pede a liturgia na oração de sua missa: “que Deus, fonte de paz, nos ajude a trabalhar pela paz, assim como fez a Santa Isabel”.
Santa Isabel, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.