Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Bernardino Realino (2 de julho)

Há 2 anos
São Bernardino Realino (2 de julho)

Diante da vida do santo de hoje, poderíamos afirmar que nada tinha para chegar aos altares, até que passou a ter tudo, pois decidiu-se por Jesus. Bernardino Realino nasceu em Capri, próximo a Nápoles, em 1530, numa família religiosa que o promoveu para os estudos de Direito, o qual exerceu em Nápoles.
Como era de costume na época, o jovem andava armado com um punhal, até que, durante um desentendimento, feriu gravemente um adversário e, por isso, fugindo de complicações jurídicas e vingança, foi para o Norte da Itália.
Ao entrar na carreira política e administrativa, Bernardino progrediu, chegando a ser prefeito em muitas cidades. Jesus entrou em sua vida por meio de um sacerdote jesuíta, que falou sobre a riqueza da vida cristã e seus deveres e lhe deixou como conselho rezar o terço. Aquele terço teve a força de arrancá-lo de seu indiferentismo religioso e de mudar-lhe o rumo da vida.
Durante sua linda caminhada de fé e testemunho, descobriu sua vocação, renunciou a tudo e entrou com 35 anos na Companhia de Jesus. Encaminhou-se ao sacerdócio, exercendo-o na cidade de Lecce, onde ficou por 42 anos, até o fim de sua vida.
Distinguiu-se pela paciência, afabilidade, prudência nos conselhos e caridade com os pobres. Foi no confessionário seu campo de apostolado mais intenso e fecundo. Penitentes de todas as partes recorriam a ele nos casos mais difíceis.
Velho, quase cego, imobilizado por uma queda, foi visitado pelas autoridades de Lecce que lhe fizeram um curioso e inesperado pedido: “que indo para o céu se tornasse o protetor da cidade”. Faleceu em 02 de julho de 1616, foi beatificado por Leão XIII em 1895 e canonizado por Pio XII em 1946.
São Bernardino Realino, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.