Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Francisco Solano (18 de julho)

Há 28 dias
São Francisco Solano (18 de julho)

As nações da América Espanhola contam com diversos santos de grande expressão. Dentre eles, o santo de hoje, Francisco Solano.
Nasceu em 10 de março de 1549, na Espanha. Aos 20 anos. recebeu o hábito franciscano e foi ordenado padre. Em 1568, aos 39 anos de idade, ofereceu-se para ser missionário na América Latina e foi designado para Lima, no Peru. Uma tempestade destruiu a embarcação que o trazia e ele ficou agarrado durante uma noite a escombros e pela manhã chegou numa praia. Junto com outros náufragos, lutou pela sobrevivência até serem resgatados e encaminhados para Lima.
Foi destinado para atuar entre os indigenas de Tucumã, hoje norte da Argentina a cerca de 4000 km de Lima onde dedicou-se incansavelmente na evangelização, o que realizou com muito êxito, aprendendo várias línguas locais.
Nos últimos anos de sua vida, após trabalhar em diversas localidades da Argentina e do Peru foi chamado de volta a Lima, onde, já desgastado pelos trabalhos e privações, veio a falecer em 14 de julho de 1610, aos 61 anos de idade. Seu enterro foi um triunfo e foi acompanhado por uma multidão de fiéis e indigenas. Sua canonização se deu em 1726.
A popularidade no culto a Francisco se evidencia no fato de 3 países da América Latina o terem escolhido como patrono: a Argentina, o Uruguai e o Peru.
São Francisco Solano, rogai por nós!

Hoje a igreja também venera Santo Arnulfo, padroeiro dos cervejeiros.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas