Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Tiago Maior (25 de julho)

Há 21 dias
São Tiago Maior (25 de julho)

São Tiago, chamado Maior, para não ser confundido com o outro apóstolo Tiago, natural de Betsaida na Galiléia e pescador de profissão, foi o primeiro apóstolo a morrer mártir, morto à espada por ordem do rei Herodes (At 12,2) provavelmente no ano 42 d.C., Juntamente com seu irmão João e Pedro, era muito íntimo de Jesus. Em algumas ocasiões, Jesus se fazia acompanhar somente por eles. Assim ocorreu quando da Transfiguração, também no milagre da ressurreição da filha de Jairo e no Horto das Oliveiras, por exemplo.
São Lucas também narra o episódio em que ao chegar Jesus e os seus na Samaria e lhes foi proibida a entrada, Tiago e seu irmão João perguntaram indignados a Jesus: “Queres, Senhor, que mandemos cair fogo do céu para consumi-la?”, ao que Jesus respondeu: “Vós não sabeis de que espírito sois! O filho do Homem não veio para perder, mas para salvar almas”.
Já o Evangelho de Mateus narra a ocasião em que sua mãe, Salomé, pediu a Jesus que seus filhos, João e Tiago fossem colocados um à sua direita e outro à sua esquerda no Reino de Deus, causando ciúmes dos demais apóstolos, ao que Jesus respondeu; ‘Vós não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que hei de beber?”Eles prontamente responderam: “Podemos”. E Jesus conclui: “Isto é verdade, porém dar-vos o primeiro lugar no Reino, isso cabe ao meu Pai, que está no céu”. Todavia, coincidentemente, dentre os doze apóstolos, foi ele quem obteve o primeiro lugar no reino por ter sido o primeiro a morrer.
Após sua morte, começou a dispersão dos apóstolos pelo mundo. Seu corpo foi levado mais tarde para a Espanha, onde surgiu um dos maiores santuários da Idade Média, o de Compostela.
São Tiago Maior, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas