Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Eusébio (2 de agosto)

Há 13 dias
Santo Eusébio (2 de agosto)

Nasceu na Sardenha, pertenceu à Igreja de Roma e foi destacado pelo Papa Silvestre para ser bispo de Vercelli, perto de Milão, na Itália. Segundo Santo Ambrósio, foi o primeiro bispo a agrupar consigo os membros do seu clero para viverem comunitariamente em oração, práticas de caridade, penitências, estudo dos santos livros e ofícios manuais para sua subsistência, sendo, por isso, modelo aos demais bispos.
Durante seu episcopado, era grande a oposição pela doutrina de Ário, que contestava a divindade de Cristo apoiados pelo imperador Constâncio, adepto ao arianismo. Eusébio e os demais fiéis à doutrina original da Igreja sofreram grandes perseguições do imperador. Três bispos foram exilados após uma Assembléia em Milão no ano 355, dentre eles Eusébio, que foi deportado para o Oriente, onde passou por sofrimentos e torturas. Com a morte de Constâncio, a pena foi suspensa e ele aproveitou para visitar as principais Igrejas da região a fim de consolidar a verdadeira doutrina do Concílio de Nicéia relativa à divindade de Cristo e depois retornou para sua diocese.
Ao chegar a Vercelli, foi acolhido com grande recepção por diversos bispos, pelo seu clero e pelo povo, lá permanecendo até sua morte no ano 370.
Santo Eusébio, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas