Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro)

Há 20 dias
Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro)

Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso: “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas para os eleitos ele é força e sabedoria de Deus.” (I Cor 1,23).
Com a festa de hoje, a Igreja nos convida a tributar nossa gratidão e veneração a Cristo que nos remiu pela sua Cruz e esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio no dia 03 de maio de 629.
A reforma litúrgica uniu as duas comemorações, conservando o título mais expressivo de Exaltação da Santa Cruz. Com o olhar voltado para o mistério central de nossa fé, pedimos a Deus podermos sempre participar dos frutos da Redenção até conseguirmos a glória da Ressurreição.
Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas