Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Clodoaldo (7 de setembro)

Há 27 dias
São Clodoaldo (7 de setembro)

A França, no berço de sua formação social e política, teve a sorte de contar com homens e mulheres extraordinários por santidade e ação vigorosa e por isso é reconhecida como “Filha Primogênita da Igreja”
Clodoaldo nasceu por volta do ano 530 e foi neto dos primeiros reis cristãos Clodoveu e Clotilde. Recebeu uma ótima educação cristã da avó. Teve uma infância marcada pelo massacre de seus irmãos por pagãos rebeldes e inimigos da coroa. Foi salvo sendo conservado oculto por pessoas fiéis ao rei.
Chegando à idade adulta, não pensou em vingança contra os assassinos dos irmãos e nem sequer pensou em empunhar a espada para recuperar os direitos legais de governar no lugar do pai, mas quis consagrar sua vida ao ideal monástico, sacerdotal e missionário.
A tradição não nos informa sobre sua vida monástica, a qual regra abraçou (São Bento, São Columbano ou São Martinho de Tours por exemplo), mas nos deixa claro que viveu com intensidade heróica sua vida religiosa e fecundou seu sacerdócio conforme o espírito missionário dos monges da Idade Média.
Faleceu em Nogent, perto de Paris onde foi construída uma igreja em sua memória. Clodoaldo foi o primeiro príncipe francês elevado à honra dos altares e tem seu nome incluído no Martirólogo Romano
São Clodoaldo, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas