Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Jerônimo (30 de setembro)

Há 2 anos
São Jerônimo (30 de setembro)

Nasceu em 340, em Estribão, na Dalmácia. Ainda jovem, foi para Roma, iniciando uma vida toda dedicada aos estudos e aí foi batizado. Foi escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, historiador, exegeta e doutor, como ninguém, nas Sagradas Escrituras. Estudou profundamente o latim, o hebraico e o grego. Fez uma experiência monástica no deserto, depois tornou-se monge e foi ordenado padre.
Chamado pelo Papa Damaso para seu secretário particular, recebeu dele a incumbência de traduzir para o Latim, a partir dos originais, toda a Bíblia, que se tornou a tradução oficial, chamada “Vulgata” e que é base para todas as traduções posteriores, até hoje.
Mudou-se depois para Belém onde viveu penitente em uma gruta próxima á da natividade e de onde continuou a tomar parte muito ativa dos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura e lá permaneceu até sua morte em 420, no dia 30 de setembro. Data dedicada pela Igreja para o “ Dia da Bíblia”.
São Jerônimo, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.