Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Mateus (21 de setembro)

Há 13 dias
São Mateus (21 de setembro)

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Ele morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina.
São Mateus é citado pela primeira vez em Cafarnaum, onde exercia a atividade de cobrador de impostos para Roma; por isso, ele e seus colegas eram odiados pelo povo que até os chamava de publicanos, ou seja, pecadores públicos. Cafarnaum era onde residia Pedro, que sempre hospedava Jesus, tanto que os evangelhos dizem ser “a sua cidade”.
Quando ouve do Mestre: “segue-me”, imediatamente abandonou tudo e o seguiu. Quando fez um grande banquete e convidou Jesus, os fariseus e escribas acusaram a Cristo, dizendo: ”Este homem anda com publicanos e pecadores e senta-se à mesa com eles”. Também aos discípulos disseram: “Como é que o vosso Mestre senta-se à mesa com pecadores?” Jesus ao ouvir isso respondeu: “Não são os sãos mas sim os doentes que precisam de médico. Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,9-12).
Morreu martirizado e muito mais importante do que por sua ação apostólica, Mateus nos deixou seu Evangelho, o livro que abre o Novo Testamento.
São Mateus, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas