Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santa Teresinha do Menino Jesus (1o. de outubro)

Há 2 anos
Santa Teresinha do Menino Jesus (1o. de outubro)

Caçula de 6 irmãs, todas consagradas, ficou órfã de mãe aos 4 anos. Aos 15, obteve do Papa Leão XIII a permissão para entrar no Carmelo de Lisieux onde viveu mais 8 anos. Sua autobiografia “História de uma alma” mostra que em sua breve vida não fez nada de extraordinário, porém cumpriu extraordinariamente bem os seus deveres de enclausurada. Ofereceu sua breve vida e sua imolação pela santificação dos missionários dos quais foi proclamada padroeira.
Morreu de tuberculose aos 24 anos, em 1897. Foi beatificada por Pio XI em 1923 e canonizada 2 anos depois. Em 1997 São João Paulo II proclamou-a “Doutora da Igreja”. Foi a pessoa mais jovem e a terceira mulher a obter este título, dentre os 33 santos que o receberam até então.
Também seus pais foram canonizados: São Luís Martin e Santa Zélia Guérin, pais de Santa Teresa de Lisieux, foram o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia na história da Igreja.
“Os santos esposos (…) viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações das filhas, nomeadamente a de Santa Teresinha do Menino Jesus, disse o Papa Francisco em 18 de outubro de 2015, durante a Missa de canonização.
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas