Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Francisco de Assis (4 de outubro)

Há 2 anos
São Francisco de Assis (4 de outubro)

Nasceu em 05/07/1182 em Assis, Itália e é considerado por muitos, o mais notável santo da Igreja. Jovem, na igrejinha de São Damião ouviu a alocução de Jesus: “Vai e reforma a minha casa em ruinas”.
Com radicalidade colocou em prática o ensinamento ”Não leveis ouro, nem prata, nem alforje...” e começou a prática do amor extremo aos pobres e, como sabemos, há tantos fatos relatados de sua vida.
Sua santidade atraiu seguidores que mais tarde, a partir de Porciúncula, se reuniram em 3 ordens. A dos frades, a segunda com Sta Clara ( Clarissas) e a Ordem Terceira para os leigos que queriam viver a pobreza evangélica em seu estado.
Dizia: A pobreza é o caminho da salvação, o fundamento da humildade, e a raiz da perfeição. Produz frutos que se multiplicam de mil maneiras. Não vos incomodeis com o conceito dos homens que vos desprezam. Pregai a penitência com toda simplicidade, confiando naquele que venceu o mundo pela humildade.
Faleceu em 03/10/1226, aos 44 anos, com a saúde muito debilitada e quase cego e menos de 2 anos depois, em 06/07/1228 foi canonizado, na presença de sua mãe e de seus conterrâneos pelo papa Gregório IX.
São Francisco de Assis, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.