Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Consagração da Basílica de São João de Latrão (9 de novembro)

Há 1 mes
Consagração da Basílica de São João de Latrão (9 de novembro)

A Basílica do Latrão foi a primeira Igreja construída em Roma, pelo Imperador Contantino, ao fim das perseguições e consagrada pelo Papa Silvestre no dia 9 de novembro do ano 324.
A festa que no início era celebrada apenas em Roma, passou a ser festa universal no rito Romano pois ela é a catedral da Diocese de Roma e sede episcopal do Papa, considerada “Mãe e Cabeça de todas as igrejas em Roma e no mundo” (Urbis et orbis), como sinal de amor e de unidade com a Cátedra de São Pedro.
O nome Latrão é em referência aos Lateranos, família que foi proprietária do monte onde ela foi edificada durante todo Império Romano. É uma das quatro Basílicas de Roma, denominadas Papais. As outras são: São Pedro do Vaticano, São Paulo Extramuros e Santa Maria Maior.
Nela tive a graça da oportunidade de participar de uma missa celebrada por São João Paulo II na festa de Corpus Cristi em 1997.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas