Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo (18 de novembro)

Há 22 dias
Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo (18 de novembro)

Como disse dias atrás, são 4 as basílicas destinadas ao Papa, todas construídas no século 4. A Basílica de Latrão, sede catedral do Papa, comemorada em 09/11, a de Santa Maria Maior, em 5 de agosto e as dos apóstolos Pedro e Paulo em 18 de novembro.
Esss Basílicas, primícias das igrejas no mundo, constituem o patrimônio histórico mais precioso da Igreja Latina. A dedicação da Basílica de São Pedro, construída sobre o túmulo do apóstolo, era comemorada já no século 12, em 18 de novembro e esta data foi mantida mesmo com a reconstrução da nova e atual igreja, no século XVI. A Basílica de São Paulo Fora dos Muros ( em Roma, não no território do Vaticano), foi reedificada várias vezes, tendo sua última consagração em 1854. Hoje se encontra parcialmente danificada por bombardeio na 2ª guerra.
A Liturgia une numa só data a memória da Dedicação das duas Basílicas como sinal de unidade eclesial, pois os 2 apóstolos foram fundamentos da Igreja.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas