Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santa Isabel de Hungria (17 de novembro)

Há 23 dias
Santa Isabel de Hungria (17 de novembro)

A vida de Santa Isabel foi breve, mas cheia de encanto. Morreu aos 24 anos e, 4 anos depois, a Igreja a declarava santa. Sua existência, apesar de curta, foi repleta de acontecimentos e plenamente vivida.
Filha do rei André da Hungria, nasceu em 1207 e como era costume na época foi dada em casamento, aos 14 anos ao filho do duque da Turíngia, hoje centro da Alemanha. Sua vida totalmente dedicada a prática da caridade logo despertou o furor da sogra e a perseguição de parentes e membros da corte.
Ficou viúva 6 anos após o casamento pois seu marido que partira para as cruzadas morreu de peste antes de chegar á Terra Santa. Com a morte do marido começou para ela uma vida cheia de sofrimentos, de virtudes e de heroísmo. Foi expulsa da corte com a acusação de esbanjar os bens da família e com seus 3 filhinhos, após passar privações em diversas cidades, refugiou-se num convento da Ordem Terceira Franciscana, exatamente no ano da morte de São Francisco (1226), onde veio a receber o hábito.
Com a indenização recebida pelos bens que lhe foram injustamente tirados, construiu um hospital para atender os desamparados e dedicava-se incansavelmente ao serviço aos pobres e doentes, sendo que assistia pessoalmente os leprosos.
Esgotadas suas forças com o extenuante serviço aos doentes veio a falecer em 16/11/1231. Imediatamente após sua morte, numerosos milagres surgiram sobre seu túmulo fazendo apressar o processo de sua canonização, que se deu em 1235.
Santa Isabel foi declarada padroeira da Ordem Terceira Franciscana.
Santa Isabel, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas