Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Carlos Borromeu (4 de novembro)

Há 1 mes
São Carlos Borromeu (4 de novembro)

Grande como santo e como bispo, São Carlos Borromeu passou a história como tipo acabado e modelo perfeito de pastor.
Viveu no século XVI, época conturbada para a Igreja e para o mundo, num período de Reformas e Contrarreformas. As mudanças previstas no Concílio de Trento deveriam começar pelos próprios bispos e padres mas muitos duvidavam da eficácia dos decretos e a própria nomeação de Carlos como cardeal de Milão decepcionou a muitos. Pois seguindo a política nepotista da época, o Papa Pio IV, seu tio (irmão de sua mãe) nomeou-o cardeal com apenas 22 anos de idade, mesmo sem ser padre. Dois anos depois recebeu o sacramento do sacerdócio e foi sagrado bispo, e sua vida teve forte direção piedosa e ascética.
Foi o primeiro a executar na íntegra os decretos de reforma do Concílio. Sua ação pastoral serviu de modelo que influenciou toda a Igreja. Organizou e presidiu vários Sínodos Diocesanos. Foi o primeiro a criar seminários para a formação de novos padres. Sua ação pastoral foi tão vasta e profunda que perdurou por vários séculos.
Morreu em 1584, com 46 anos de idade. Sua congregação está atuante no mundo todo. Em S. Paulo temos uma paróquia dedicada a ele.
No Brasil temos diversos municípios dedicados a São Carlos.
São Carlos Borromeu, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas