Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Clemente (23 de novembro)

Há 17 dias
São Clemente (23 de novembro)

Todos os santos possuem uma admirável história de vida. Alguns me fascinam mais ainda que outros. É o caso deste que hoje a igreja recorda e venera.
São Clemente ou Clemente de Roma, foi o último papa do primeiro século. A ele precederam Pedro, Lino e Anacleto. Em seu pontificado a Igreja já vivia sérios e delicados problemas internos e externos. Há ainda guardada uma epístola sua endereçada aos cristãos de Corinto para reuni-los na paz, reavivar-lhes a fé e reconfirmar a tradição que a pouco haviam recebido dos apóstolos.
São Clemente foi discípulo de São Paulo, que em sua carta aos Filipenses, escreve: “Peço-vos que auxilieis também aqueles que, como Clemente e outros, comigo labutaram pelo Evangelho, cujos nomes estão escritos no livro da vida” (4,3)
Quando São Clemente assumiu o Imperador era Domiciano e sobre seu comando iniciou-se a segunda grande perseguição aos cristãos (a primeira foi com Nero). Ele foi preso durante o reinado de Trajano e condenado ao exílio, com trabalhos forçados em minas de cobre no ano 97. Decidiu então que os cristãos não poderiam ficar sem um líder espiritual e renunciou ao papado (Foi o primeiro a renunciar. Depois dele só Bento XVI) e foi sucedido por Santo Evaristo. No ano 100 foi atirado ao mar com uma pedra amarrada ao pescoço, tornando-se num mártir do início da cristandade.
São Clemente, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas