Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Columbano (24 de novembro)

Há 16 dias
São Columbano (24 de novembro)

A Irlanda foi chamada a pátria dos missionários. Catequizada por São Patrício, no início do século 5 teve sempre uma forte tradição monástica, que forneceu numerosos evangelizadores a Europa após a desagregação do Império Romano.
Dentre estes emerge São Columbano, nascido em 540, cuja obra veio a ter profunda e benéfica influencia na Europa. Como peregrino e missionário de Cristo, juntamente com mais 12 monges andou pela França toda, Suíça e Norte da Itália. Estimam-se em 200 as abadias nascidas sob sua influência, e delas provieram gerações de missionários e muitos santos. Ele e seus monges foram os que por primeiro difundiram o espírito penitencial e a prática da confissão pessoal e auricular, que haveria de propagar-se cada vez mais durante a idade média até tornar-se norma obrigatória da Igreja.
Faleceu em Bobbio, Itália, aos 75 anos e seu retrato moral foi assim descrito: "Columbano foi um irlandês autêntico, de temperamento impetuoso e terno ao mesmo tempo, audaz e independente. Amante da contemplação solitária, mas também homem de ação vigorosa. Afetuoso e caridoso com os pobres, apareceu na Europa como profeta enviado por Deus para reconduzir a sociedade á vida cristã por meio da abnegação e penitência".
São Columbano, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas