Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Josafá (12 de novembro)

Há 28 dias
São Josafá (12 de novembro)

Apóstolo da unidade entre as igrejas e precursor do ecumenismo nasceu na Ucrânia em 1580, numa família ortodoxa ligada a igreja Bizantina (não romana). Aos 24 anos tornou-se monge na ordem de São Basílio. Em 1618, tornou-se arcebispo de Polotsk, trabalhando intensamente na formação do clero, catequese do povo e evangelização de todos.
Num período em que os decretos do Concílio de Trento ainda estavam sendo implementados na Igreja Romana e com muitas resistências por parte das outras, São Josafá empenhou-se muito na construção da Unidade Cristã e levou muitos a segui-lo e isso provocou a ira dos radicais ortodoxos que os denominava “uniatas”, ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos.
Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Josafá, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas