Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro)

E difícil escrever pouco, mas vou tentar.
Hoje a Igreja não reverencia nenhum santo, mas a solenidade daquela que é a Rainha de Todos os Santos, Maria Santíssima, no mistério da Imaculada Conceição. A proclamação do dogma foi em 1854, mas a história da devoção a Maria Imaculada precede ao início do cristianismo.
A Igreja Oriental a exaltava acima do pecado original, enquanto que na Ocidental havia resistência em admitir, não por aversão a Nossa Senhora, que sempre foi exaltada como a mais sublime das criaturas, mas para salvaguardar a doutrina da redenção operada por Cristo em favor de todas as criaturas.
Duns Scoto, grande teólogo do século 13, definiu que Maria, como filha de Adão e Eva, deveria estar sujeita ao pecado original, mas que foi dele preservada em virtude dos méritos de Cristo: “Era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser mãe do Seu Filho. Isso era possível para a onipotência de Deus; portanto, Deus a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo”. Perante esta argumentação os teólogos concordaram em aceitar esta doutrina e, a partir do século 13, os fieis passaram a reverenciá-la largamente e já no século 15 foi incluída no calendário romano a festa da Conceição Imaculada de Maria. No Brasil, desde José de Anchieta, foram a ela dedicadas inúmeras Igrejas, inclusive 35 catedrais.
Em 1830, em aparição a Catarina Labouré, Nossa Senhora mandou cunhar uma medalha com e efígie da Imaculada e as palavras “Maria concebida sem pecado rogai por nós”. Essa medalha difundiu aos milhões pelo mundo e em 08 de dezembro de 1854 o Papa Pio IX proclamou o dogma de Maria concebida sem pecado desde o primeiro instante de sua existência no seio de sua mãe e isso por força de uma antecipada aplicação dos frutos da redenção de Cristo.
Quatro anos depois as aparições em Lourdes foram confirmação do dogma. De fato, Maria proclamou-se explicitamente com a prova de incontáveis milagres: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Maria Concebida sem pecado ,rogai por nós que recorremos a vós!

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 1 ano -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 10 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 10 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos