Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Sabas (5 de dezembro)

Há 1 ano
São Sabas (5 de dezembro)

Sabas nasceu em Capadócia, atual Turquia por volta do ano 440. Perdeu os pais na infância, foi criado por parentes autoritários. No início da juventude ingressou no mosteiro de Flabiana. Aos 20 anos fez uma viagem à Terra Santa onde pediu admissão no mosteiro dirigido por São Eutímio e, em breve, se tornou modelo de monge, atraindo com suas virtudes muitos candidatos a vida monástica.
Este mosteiro, localizado a direita de quem vai de Jerusalém a Jericó, numa região desértica e montanhosa, num panorama medonho e desolador, ainda hoje é admirado por quem por lá passa, pela sua suntuosidade, pois teve que ser ampliado diversas vezes á medida que mais pessoas ingressavam.
Sabas passou por diversas fases de vida consagrada: foi eremita, onde cada um vive em completa solidão. Viveu a vida cenobítica que congrega em celas vizinhas vários monges. E a vida monástica, que supõe a vida em comunidade num monastério, em obediência a um abade.
Sua santidade era tão evidente que por 2 vezes foi encaminhado pelo patriarca de Jerusalém a Constantinopla para pedir clemência ao monarca pelo excesso de tributos aos cristãos e segurança pelos sucessivos ataques sofridos por samaritanos, obtendo pleno êxito.
Morreu aos 93 anos em 531 após fundar e organizar diversos mosteiros na Palestina, muitos deles ainda hoje povoados por seguidores de sua espiritualidade., recebendo imediata veneração do povo.
São Sabas, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.