Santo Adriano (9 de Janeiro)

Pincei, dentre os diversos santos que a Igreja cultua hoje, o nome de Santo Adriano.
Nasceu na África, tornou-se monge e abade na Itália, esteve algum tempo na França e, finalmente, desempenhou preciosa atividade cultural e pastoral na Inglaterra, onde faleceu em 9 de janeiro de 710.
O norte da África contava até então com uma igreja florescente. Com a ofensiva dos muçulmanos, Adriano e inúmeros outros cristãos foram para a Itália. Não se sabe exatamente se ele já era ou tornou-se nesta ocasião monge beneditino; é certo que, graças ao seu saber e virtudes foi eleito abade de Nerida, perto de Nápoles.
O Papa Vitaliano, conhecendo o zelo e a vasta cultura do abade Adriano, quis nomeá-lo bispo de Cantuária, na Inglaterra. Adriano, em sua humildade, sugeriu ao Papa para que nomeasse em seu lugar Teodoro de Tarso, seu colega de vida monástica, dispondo-se a acompanhá-lo à Inglaterra e auxiliá-lo no pastoreio da diocese e assim foi feito.
As viagens na época eram difíceis e cheias de percalços e ao passarem pela França foram interceptados. Teodoro, exibindo sua nomeação de bispo de Cantuária, foi liberado e Adriano ficou detido. Mas graças ao seu santo comportamento, dissipou qualquer dúvida sobre seus propósitos, podendo seguir a Cantuária onde se encontrou com Teodoro e lá fundou o mosteiro de São Pedro e São Paulo que se tornou um grande centro de espiritualidade e estudos superiores. Ao falecer, em 710, graças a ele, Cantuária tinha se tornado um farol de cultura e espiritualidade para toda a nação inglesa.
Santo Adriano rogai por nós.

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 1 ano -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 10 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 10 meses -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos