Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Francisco de Sales (24 de janeiro)

Há 13 dias
São Francisco de Sales (24 de janeiro)

Nasceu em Savóia em 1567 em uma família nobre. Completou os estudos em Paris e Pádua, onde se formou em advocacia. Foi advogado do senado de Chambéry, na França. Quando parecia ter o futuro definido, surpreendeu a família ao optar pelo sacerdócio. Ordenado, foi designado pelo bispo para reconduzir ao catolicismo os que o haviam abandonado para seguir o calvinismo, doutrina que se difundia por toda a França.

Recorrendo à publicação de folhetos que, com fundamento na Bíblia, esclareciam a verdade da doutrina católica, ao diálogo, encontros e palestras, conseguiu que dezenas de milhares de pessoas retornassem ou aderissem à fé católica. 

Nomeado bispo de Genebra, revelou-se verdadeiro pastor, sábio, prudente e solícito ao clero e aos fiéis. Notabilizou-se pelos escritos pastorais e ascéticos (mais de 4000 sermões, 21000 cartas) e livros como o Tratado do Amor de Deus e a Introdução à Vida Devota, de imensa difusão e tradução para diversas línguas.

Serviu-se de Santa Joana Francisca de Chantal para a fundação de uma nova família religiosa, a Congregação da Visitação que em breve se espalhou por toda a França e depois Europa e mundo.

Faleceu em 28/12/1622, aos 57 anos de idade e sua memória litúrgica foi transferida para hoje, data da trasladação de suas relíquias. Seu lema foi: “Mais abelhas se apanham com uma gota de mel do que com um barril de vinagre”.

São Francisco de Sales rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas