Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São João Bosco (31 de janeiro)

Há 1 ano
São João Bosco (31 de janeiro)

A oração da missa de hoje põe em realce o carisma do santo que hoje veneramos: “Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai”

Sei que às vezes me alongo nos comentários sobre o “Santo de cada Dia” e que tenho que me policiar, mas não tem como falar muito pouco de Dom Bosco, como ficou conhecido.

Nasceu em Becchi, perto de Turim em 1815. Aos 2 anos perdeu o pai e sua mãe, D. Margarida criou os filhos numa grande pobreza, cultivando um pequeno pedaço de terra.

Queria desde cedo ser padre. Precisou de sacrifícios da mãe e ajuda dos vizinhos para estudar e entrar no seminário. Foi ordenado aos 26 anos com a intenção de ser missionário nas Índias, porém seu superior disse que sua missão seriam os jovens de Turim e assim o fez. 

Seu método de apostolado foi participar em tudo da vida dos jovens. Abriu escolas de alfabetização, de artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão com catequese e orientação profissional. Sua obra era uma inovação tão grande que chegou a ser contrariada por autoridades eclesiásticas.

Em 1864 Dom Bosco criou uma congregação religiosa e a colocou sobre a proteção de São Francisco de Sales; daí o nome Salesianos e depois o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Seu lema sempre foi: “vale mais prevenir do que remediar”. E muitas vezes disse: “É mais fácil encolerizar-se do que agüentar, ameaçar a criança do que persuadi-la e mais cômodo para nossa impaciência e soberba impor castigos a eles do que corrigi-los, tolerando-os com paciência e suavidade.

Também foi escritor de periódicos e fascículos mensais. Criou a Biblioteca da Juventude Católica Italiana. Em 1875 enviou missionários à Patagônia e em 1877 ao Mato Grosso, para trabalhar com os índios Bororós e Xavantes com tanto zelo e dedicação que até hoje se reconhece seus trabalhos, que se estenderam a toda população. É a mais atuante e representativa ordem religiosa de Campo Grande.

Eu mesmo tive a oportunidade de estudar Teologia no Instituto Salesiano Pio XI em São Paulo, e fazer pós graduação em Teologia na Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande - MS.

Ao falecer, em Turim, em 31 de janeiro de 1888, sua Instituição contava com 64 casas de religiosos em diversas nações e mais de 1000 padres salesianos e suas obras se encontram em todo o mundo. (Segundo informação recente, hoje são cerca de 10.000 padres e 15.000 freiras no mundo). Canonizado por Pio XI em 1934, João Bosco foi proclamado modelo acabado para sacerdotes e educadores.

São João Bosco Rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.