Apresentação do Senhor (2 de Fevereiro)

A liturgia celebra hoje a Festa da Apresentação do menino Jesus ao Templo de Jerusalém (Lc 2,22-39). José e Maria cumprem a prescrição legal (Ex 13,12). Oferecem pombas em sacrifício (Nm 18,16). E Maria pede a bênção da purificação para se livrar da impureza (cultural) contraída por toda mulher por causa do parto (Lv 12,1-8). Jesus é levado pela primeira vez ao templo de Jerusalém, sagrado ao culto do Pai. Aí ocorre a primeira revelação sobre a missão de Jesus. “Este menino será posto para a salvação e ruína de muitos e um sinal de contradição”.
A festa da Apresentação do Senhor é bem antiga, e já houve tempo em que era celebrada em 14 de fevereiro, quarenta dias após a festa da Epifania.
Esta festa também é chamada de “Nossa Senhora da Luz ou Candelária” em razão das palavras do velho Simeão: “Este menino será luz para iluminar as nações”.
Também hoje se celebra a memória de SÃO CORNÉLIO, CENTURIÃO. Primeiro pagão admitido no seio da Igreja. Para relembrar sua interessante história veja At 10,1-50.
São Cornélio, rogai por nós.

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 2 anos -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 12 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 ano -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos