São Brás e Santo Oscar (3 de Fevereiro)

A celebração litúrgica de hoje é diferenciada. O sacerdote cruza duas velas e as aproxima do pescoço dos fiéis, invocando a proteção de São Brás com estas palavras: “Pelas orações e méritos de São Brás, bispo e mártir, Deus te livre do mal da garganta e de qualquer outro mal”
Nascido na Armênia, nos meados do século III, seu episcopado em Sebaste, seu glorioso martírio, sua fama de santidade e seu poder taumatúrgico, derivam de fatos históricos e de lendas.
Médico por profissão viveu sua existência num clima de perseguição religiosa. Como bispo procurou exortar seus fiéis à perseverança. Muitos foram os mártires em sua diocese no tempo do imperador. Após a morte de 41 soldados, chegou a vez dele, que falou aos que o prendiam: “Sede benditos, vós que me trazeis a boa nova: que Cristo quer que meu corpo seja imolado como hóstia de louvor”.
Foi condenado, submetido a cruéis torturas, pendurado e descarnado com dentes de ferro e por fim degolado. Ao ser levado para o martírio, uma mãe desesperada lhe apresenta o filho sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta, e Brás o curou milagrosamente. Isto se deu por volta do ano 316.
Também hoje veneramos Santo Anscário, chamado também de OSCAR
Conhecido por apóstolo dos escandinavos, nasceu na França no início do século IV e foi educado no mosteiro de Corbie. Jovem, abraçou o ideal monástico tornando-se eminente na cultura e no zelo religioso.
Desempenhada a tarefa de fundar o mosteiro de Westfália, foi convidado pelo rei da Dinamarca a evangelizar aquela nação. Esperava-o um trabalho muito árduo devido às circunstâncias particularmente contrárias à recepção da mensagem evangélica. Passou em seguida para a Suécia, onde conseguiu conversões mais numerosas.
Eleito bispo de Hamburgo, foi designado por Gregório IV como legado pontifício na Dinamarca e Suécia. Os 40 anos dedicados por Oscar ao trabalho apostólico nos países do norte da Europa são um exemplo de constância dentro da história da Igreja. Superou com ânimo forte muitas dificuldades e perseguições, mas no fim deixou um saldo altamente positivo de mosteiros, escolas, igrejas e centros de atividades cristãs.
Faleceu santamente em 03 de fevereiro de 865 e é venerado como o apóstolo do norte da Europa.
Santos BRÁS e OSCAR, roguem por nós.

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 2 anos -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 12 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 ano -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos