Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São João XXIII (11 de Outubro)

Há 7 meses
São João XXIII (11 de Outubro)

Em 09 de outubro de 1958, falecia o grande Papa Pio XII após quase 20 anos de papado. O Papa de Nossa Senhora. Durante seu pontificado ocorreu a Segunda Guerra Mundial, além do avanço do comunismo pela Europa, que perseguia a Igreja.

O mundo aguardava ansioso pelo novo Papa. Para surpresa geral e decepção de muitos, o conclave, na 11ª votação, elegeu Angelo Roncalle, cardeal de 78 anos de idade e aos poucos ele foi decepcionando os decepcionados.

Nos poucos anos de seu pontificado, João XXIII desenvolveu intensa atividade em prol da paz mundial. Em 1959 convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II, que se reuniu pela primeira vez em 11 de outubro de 1961 e deu início a uma nova era.

João XXIII procurou promover a modernização da Igreja, determinando sua independência em relação aos poderes estabelecidos e divulgou a ideia segundo a qual a Igreja devia intervir construtivamente em assuntos políticos, econômicos e sobretudo sociais.

Os instrumentos dessa modernização foram as encíclicas “Mater et Magistra” (1961) e “Pacem in Terris” (1963), que tiveram imensa repercussão, dentro e fora da igreja.

Apesar de ter um pontificado curto, que durou menos de cinco anos, João XXIII foi considerado um dos mais populares papas, admirado pelos católicos e pelos não católicos.

João XXIII morreu em Roma, Itália, no dia 3 de junho de 1963, após longa luta contra um câncer de estômago. João XXIII faleceu depois de encerrar a primeira das três fases do Concílio Vaticano II. Foi sucedido pelo papa Paulo VI (1963-1978).

Foi beatificado em janeiro de 2000 e no dia 27 de abril de 2014 o papa João XXIII foi oficialmente canonizado, juntamente com a canonização de João Paulo II, pelo Papa Francisco.

 

São João XXIII, rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.