Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santa Catarina da Suécia (24 de março)

Há 1 ano
Santa Catarina da Suécia (24 de março)

Existem ao menos dez santas com este nome. As mais conhecidas são Catarina, mártir do século IV e Catarina de Sena, do século XIV. Contemporânea a esta temos Catarina da Suécia, nascida em 1331, filha de Santa Brígida, a mais cultuada santa do país.

Aos 7 anos foi entregue à formação das irmãs do convento de Risberg e na adolescência foi entregue em matrimônio a um jovem fidalgo. Aos 20 anos, enquanto acompanhava a mãe numa peregrinação a Roma, recebeu a notícia da morte do marido. Diversos candidatos surgiram propondo-lhe casamento, mas ela decidiu por pertencer só a Deus, permanecendo em Roma dedicando-se a obras de caridade e piedade.

Depois de uma cansativa viagem à Terra Santa, sua santa mãe, Brígida, faleceu em Roma e seu corpo foi levado por Catarina para a Suécia e numerosos milagres foram-lhe de imediato atribuídos. As autoridades civis e religiosas decidiram pedir o processo de canonização e Catarina foi a portadora do desejo do povo junto ao Papa e permaneceu 5 anos em um convento em Roma.

Voltando à sua pátria, adoeceu e logo faleceu aos 50 anos de idade em 24 de março de 1381.

Santa Catarina da Suécia Rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.