Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santa Lúcia Fillipini (26 de março)

Há 1 ano
Santa Lúcia Fillipini (26 de março)

Lucia Fillipini, fundadora das Pias professoras para a educação da juventude feminina, nasceu em Tarquinia, perto de Roma, em 1672. Perdeu a mãe no primeiro ano de existência e logo depois seu pai. Foi então confiada à educação das Irmãs Beneditinas. Bem cedo revelou talento na arte de ensinar e foi aproveitada no ensino do catecismo na paróquia. Exercia com tanto zelo e dedicação que tinha grande influência sobre os catequizandos, ao ponto de chamar a atenção do cardeal Barbarigo em uma visita à paróquia que a quis levá-la consigo, entregando-a aos cuidados e formação das irmãs clarissas.

Concebeu então o cardeal o plano de fundar escolas católicas em diversas escolas e escolheu Lúcia para desenvolver o projeto. A boa vontade e o zelo da piedosa professora justificaram as esperanças do cardeal. Nas escolas de Lúcia se formava o caráter e a consciência das meninas para o fiel desempenho das funções religiosas, familiares e sociais das meninas.

Por 40 anos Lúcia dedicou-se com todas as suas energias a este precioso apostolado, preparando professores, catequistas, fundando escolas e organizando-as em muitas cidades e dioceses.

Lúcia faleceu santamente com 60 anos, no dia 25 de março, festa da Anunciação de Nossa Senhora, de quem era tão devota. Sua festa foi posta no dia seguinte.

A obra de Santa Lúcia Fillipini expandiu-se e a Congregação das Pias Professoras se encontram em diversos países do mundo. Inclusive há um Convento e uma escola bem próximos da minha residência em São Paulo.

O Papa Pio XI elevou Lúcia às honras dos altares e seu corpo repousa na Catedral de Montefiascone, onde tiveram início as escolas católicas.

Santa Lúcia Fillipini rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.